Política contra plágio
O plágio é a cópia ou apropriação de conteúdo de obra alheia ou própria (autoplágio), sem atribuição de autoria, na apresentação de obra literária, artística ou científica. Para evitar o plágio e não infringir a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610, de 19 fevereiro de 1998) e a Lei que dispõe sobre gestão coletiva de direitos autorais (Lei Nº 12.853, de 14 de agosto de 2013), utilize adequadamente as normas de citação, consultando o site da BU-UFSC.
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação elaborou, com o apoio jurídico do Departamento de Inovação Tecnológica – DIT/PROPESQ, recomendações para identificação, apuração e sanção de casos de plágio. O documento consta no memorando circular 32/PROPG/2015.
Os alunos da pós-graduação, assim como qualquer outra pessoa da Universidade, que cometem plágio estão sujeitos a sanções. Para evitar casos de plágio na UFSC, a Biblioteca Universitária preparou um material com orientações sobre o assunto, que pode ser obtido aqui.
Nesse sentido, ao finalizar o projeto para qualificação, sustentação ou defesa, antes de enviá-los para banca o estudante deve entregar ao professor orientador o relatório emitido por um programa antiplágio.
Sugestão de programa:
CopySpider (Gratuito)
O CopySpider é uma ferramenta freeware para testar documentos buscando identificar a existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na internet. O CopySpider possui uma versão Professional com recursos voltados à avaliação de uma grande quantidade de documentos (processamento em lotes) e uma versão freeware que atende, principalmente, estudantes e suas demandas por certificação. Pode ser configurado para o Inglês ou Português (Brasil) e também é possível escolher um nível de rigor para a busca na internet (rápida, normal ou detalhada).