Proposta do Programa
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é um Programa de excelência que obteve nota 6 na avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG – CAPES (notas de 0 a 7), na ultima avaliação quadrienal de 2017-2020. Foi criado em 1976, com o Curso de Mestrado, e ofertou o Curso de Doutorado a partir de 1993. Quanto à sua amplitude, o Programa tem consolidado sua expressiva inserção regional, nacional e internacional.
No tocante, a inserção social e solidariedade nacional, este programa tem destacada atuação, promovendo a titulação de mestres e de doutores por meio de Cursos Expandidos junto a Rede de Promoção da Pós-Graduação da Região Sul (REPENSUL) na década de 90. Com a criação da Rede vinculando cinco Pólos na Região Sul à promotora UFSC, a saber: Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Pelotas e Fundação Universidade do Rio Grande. Este movimento, potencializou a pós-graduação e a titulação de mestres e doutores, bem como impulsionou a criação de Aplicativo de Propostas de Cursos Novos (APCN) nestes cinco Pólos. Portanto, o desenvolvimento da Pós-Graduação na Região Sul, se deve ao PEN/UFSC que não mediu esforços para atingir a realidade que hoje se apresenta consolidada.
Em relação à sua solidariedade internacional, desde sua criação em 1976 até a presente data, o PEN/UFSC já titulou:
- 18 Mestres, sendo: sete do Peru (Giovanna Mercado Torres, Narda Estela Calsin Chirinos, Gladys Amelia Velez Benito, Lita Miriam Moore Espinoza, Maria de Jesus Hernandez Rodrigues e Anita Hernandez Rodrigues e Justina Contreras Choque), dois da Costa Rica (Nora Agnes Vega Villalobos e Jaime Alonso Caravaca Moreira), 01 da Argentina (Carlos Alberto Medrano), quatro de Portugal (Ana Filipa Marques Vieira Cascais, Jenifer Adriana Domingues Guedes, Paulo Jorge dos Santos Almeida e Pedro Miguel Garcez Sardo), um do Equador (Marlene de los Angeles Segovia Herrera), três de Angola (Alexandrino Sansunga Simão, Silvano Cameia, Wilson Lukamba).
- 18 Doutores, sendo: quatro da Colômbia (Maria Marlene Montes Valverde, Marta Lucía Vasques, Clara Virginia Caro Castillo e Maria Angelica Arzuaga Salazar), dois do Chile (Alejandrina Arratia Figueiroa e Maria Soledad Rivera), 02 da Costa Rica (Nora Agnes Vega Villalobos, Jaime Alonso Caravaca Morera), dois da Argentina (Josefa Aida Delgado e Carlos Alberto Medrano), quatro do Peru (Maria de Jesus Hernandez Rodrigues, Gladys Carmela Santos Falcón, Lita Miriam Moore Espinoza e Narda Estela Calsin Chirinos) e um do Uruguai (Raul Fernando Sotelo Prandoni), duas do Paquistão (Najma Naz e Sabiha Khanum)
- 9 Pós-Doutorandos, sendo cinco da Espanha (Ana Maria Porcel Gálvez, Antonio Fernandes Martinez, Maria Angeles Garcia-Carpinero Munõz, María Aurora Rodríguez Borrego e Maria Eugenia Gil Garcia), um do México (Lucila Cardenas Becerril) 2 de Portugal (Maria do Céu Aguiar B. de Figueiredo e Maria Neto da Cruz Leitão) e um do Peru (Maria de Jesus Hernandez Rodrigues)
Foram titulados pelo PEN/UFSC, até 2017, 44 profissionais do exterior, sendo de 10 países da Iberoamérica e África como: Angola, Peru, Costa Rica, Argentina, Equador, Colômbia, Chile, Uruguai, Portugal e Espanha além dos países da Angola e do Paquistão.
Uma importante conquista alcançada foi a aprovação junto a CAPES do MINTER Internacional do PEN/UFSC com a Universidade de Magallanes –Punta Arenas/Chile, para titulação de 20 mestres em enfermagem, promovendo a qualificação da área na América Latina.
Em nove edições de Premio CAPES de Teses, o PEN recebeu premiação em seis delas. Prêmio Capes de Tese nas Edições de 2008 (3ª Edição), 2011 (6ª Edição) e 2015 (10ª Edição):
- 2008
- Autor: Nalú Pereira da Costa Kerber / Orientadora: Ana Lúcia Cardoso
- Tese: Atenção domiciliária e direito à saúde: análise de uma experiência na rede pública de saúde no Brasil
- 2011
- Autor: Dulcinéia Ghizoni Schneider / Orientadora: Flávia Regina Souza Ramos
- Tese: Discursos profissionais e deliberação moral: análise a partir de processos éticos de enfermagem
- 2015
- Autor: Ana Graziela Alvarez / Orientadora: Grace Terezinha Marcon Dal Sasso
- Tese: Tecnologia persuasiva na aprendizagem da avaliação da dor aguda em enfermagem
Menção Honrosa nos anos 2006 (1ª Edição), 2012 (7ª Edição) e 2014 (9ª Edição)
- 2006:
- Autor: Ana Lúcia Schaeffer Ferreira de Mello / Orientadora: Alacoque Lorenzini Erdmann
- Tese: Promovendo o cuidado à saúde bucal do idoso: revelando contradições no processo de cuidar e incorporando melhores práticas a partir do contexto da instituição de longa permanência para idosos
- 2012:
- Autor: Gisele Cristina Manfrini Fernandes / Orientadora: Astrid Eggert Boehs
- Tese: Rotinas e rituais de cuidado nas famílias rurais em transição inesperada do pós-desastre
- 2014:
- Autor: Jorge Lorenzetti / Orientadora: Francine Lima Gelbcke
- Tese: Praxis: tecnologia de gestão de unidades de internação hospitalares
Em 10 de maio de 2013, houve uma ampliação na infraestrutura para atender as necessidades de atuação, com a inauguração do Centro de Pesquisa e Tecnologia do Cuidado em Enfermagem e Saúde (CEPETEC).